h1

IYENGAR YOGA

24 de agosto de 2016

Prática que usa o alinhamento físico como ponto de partida e incentiva a disseminação da inteligência por todo o corpo, o autoconhecimento e a experiência das posturas como uma forma de “meditação dinâmica”.

iyengar yoga

 O MÉTODO

Yogacharya Sri B. K. S. Iyengar (1918 – 2014), através de sua dedicada prática e ensino baseados em um  profundo autoestudo ao longo de 80 anos, elevou o yoga a um alto expoente de ciência, arte e filosofia. Difundido amplamente em todos os continentes, o legado de seu ensino tem foco na prática de posturas (asanas)  e respiração (pranayama). Tendo passado por diversas dificuldades físicas e observado-as também em seus alunos, desenvolveu um sistema que utiliza diversos acessórios que conduzem ao aprendizado, oferecendo a possibilidade da prática de yoga a todos, com segurança na execução para a prevenção de lesões, precisão técnica e eficácia de resultados. Este sistema possui um cunho profundamente terapêutico para diferentes fins: visa a contribuir para a melhoria da saúde física, mental e emocional dos indivíduos e desenvolver a experiência e existência humanas em todo o seu potencial através da expansão da consciência. Observando as características indivi-duais de cada praticante, Iyengar Yoga usa o alinhamento físico como ponto de partida e incentiva a disseminação da inteligência por todo o corpo, o autoconhecimento e a experiência das posturas como uma forma de “meditação dinâmica”.

Os professores certificados por este método passam por um longo processo de formação, sendo submetidos a rigorosos padrões de exigência que incluem longos anos de prática dedicada, educação continuada e avaliação prática e didática pedagógica de ensino. No Brasil, a Associação Brasileira de Iyengar Yoga (ABIY) regulamenta todos os processos associados ao ensino do método, que tem três pilares: precisão técnica, sequenciamento e tempo de permanência.

“Se você tem a mente certa, seu corpo pode fazer qualquer coisa”. B.K.S. Iyengar

 AULA FOCADA EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA

 A cirurgia do câncer de mama pode resultar em uma diminuição da mobilidade e uma sensação de dormência no braço, ombro e peito. Estas sensações podem ser acompanhadas por uma perda de equilíbrio, energia e força. As pessoas afetadas pelo câncer de mama também podem sentir um aumento de ansiedade e fadiga. Todas estas questões podem ser devidamente abordadas através do yoga.

Com o objetivo de atender esta demanda, a aula foi concebida para atender às necessidades físicas, psicológicas e emocionais das mulheres que sobreviveram ao câncer de mama, aquelas que estão em tratamento de quimioterapia, radioterapia, e/ou se encontram em um estágio após a mastectomia e linfadenectomia, bem como as que apresentam linfedema.

Este programa promove um estado de liberdade física e de relaxamento mental, auxilia no processo de cura e melhora e estimula a saúde de forma ampla.

 Karla Vasconcellos – Professora Certificada em Iyengar Yoga

Ilustração: Bobby Clennell

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: