h1

Doenças associadas ao câncer exigem maior atenção durante o tratamento

26 de fevereiro de 2016

Preexistência de patologias é um dos pontos importantes a serem avaliados pela equipe multidisciplinar

cancer

Tabagismo, diabetes e doenças cardiovasculares são problemas comuns que devem receber atenção especial durante o tratamento oncológico, pois influenciam no processo de recuperação e na qualidade de vida do paciente. Além disso, sobrepeso, sedentarismo e má alimentação são alguns fatores predisponentes em comum entre essas doenças e que podem ser prevenidos.

O tabagismo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e 45% das mortes por infarto do miocárdio na faixa abaixo de 65 anos. Já os diabéticos têm risco duas vezes maior de desenvolver câncer de fígado ou pâncreas, sendo que 70% dos pacientes com câncer pancreático também têm diabetes. A radioterapia e, em especial, alguns tipos de quimioterapia podem impactar nos níveis de açúcar no sangue, piorando o diabetes. Os glicocorticoides, prescritos para aliviar a náusea em pacientes com câncer, promovem a resistência à insulina, segundo a pesquisadora Lorraine L. Lipscombedo, do Hospital do Women’s College, em Toronto.

Além disso, a quimioterapia convencional atinge não só os tecidos tumorais, mas também as células saudáveis. Se o músculo cardíaco, o pericárdio, ou os vasos sanguíneos forem afetados, por exemplo, as complicações são diversas e podem levar até a morte.

Em geral, quando o paciente apresenta uma doença preexistente ao câncer, costuma considerar o diagnóstico da mais recente como prioridade no tratamento. No entanto, é preciso equilibrar os cuidados para que se tenha uma interação entre as duas ou mais áreas. Dessa forma, haverá benefícios do ponto de vista oncológico e menos impactos negativos no quadro de outras doenças associadas. Por isso, a avaliação e o acompanhamento periódico de uma equipe multidisciplinar é tão importante.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: