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Esvazie o copo do estresse com atitudes simples

30 de dezembro de 2015

É impossível evitar a correria do dia a dia, mas com algumas medidas você pode aprender a lidar melhor com o estresse na vida pessoal ou profissional

fotoclini

Faça listas

Uma boa forma de driblar o estresse é saber exatamente o que há para ser feito. E ficar repassando as tarefas mentalmente só gera ansiedade. Coloque no papel as pendências e você verá que ficará mais fácil de resolvê-las.

Eleja prioridades

Identificadas as necessidades, determine quais são as mais urgentes, as mais importantes e coloque-as em ordem. Assim você não perde tempo com tarefas que podem ser feitas outro dia, deixando para trás o que realmente precisa ser resolvido.

Organize-se

Saber onde está salvo o relatório que você deve enviar para um cliente ou em que gaveta está aquele documento importante pode evitar estresse desnecessário. Organize-se, mas não se esqueça de que o exagero também pode gerar ansiedade.

Seja resiliente

Se o que você planejou não deu certo, o jeito é se adaptar às novas situações. A resiliência – que nada mais é que a capacidade de lidar com as adversidades e transformá-las em oportunidade de aprendizado – pode e deve ser “treinada” ao longo da vida.

Resolva seus problemas

Pode ser um casamento conturbado, uma torneira que não para de pingar ou uma indisposição com um colega de trabalho. A melhor forma de acabar com um problema é enfrentá-lo, e não deixa-la para depois. Na hora pode parecer difícil, mas o alívio compensa.

Controle a ansiedade

Em maior ou menor grau, todas as pessoas são ansiosas. Saber controlar a ansiedade – seja por meio de psicoterapia, análise ou qualquer outra forma – é fundamental para quem não quer ser tomado pelo estresse.

Planeje-se financeiramente

Entre as situações que mais causam estresse estão os problemas financeiros. Uma forma de evitá-los é seguir o velho conselho: nunca gaste mais do que você ganha. Organize-se, faça uma planilha e, se for o caso, recorra à ajuda de terceiros para saber como administrar melhor seu orçamento.

Saiba delegar

Tanto no trabalho quanto na vida pessoal é importante saber delegar tarefas a outras pessoas para evitar situações desnecessárias de estresse. Isso vale também para saber dizer não: só se comprometa com aquilo que você realmente pode cumprir e entregar.

Conte com os outros

Pode ser um parente, um amigo ou até mesmo profissionais específicos. Criar e manter uma rede de apoio pode ajudar nos dias mais difíceis e conturbados. Teve um imprevisto e não pode buscar o filho na escola? Não hesite em pedir ajuda, assim você terá algo a menos com o que se preocupar.

Faça atividade física

Estudos psiquiátricos mostram que os exercícios são capazes de aumentar os níveis de neurotrofinas (moléculas associadas à vitalidade dos neurônios), o que pode auxiliar na forma como as pessoas lidam com as emoções e como reagem aos eventos de estresse do dia a dia.

Alimente-se bem

Uma boa alimentação, saudável e balanceada, contribui para aliviar o estresse, principalmente se você incluir na dieta alimentos ricos em ômega 3, como castanhas e nozes, peixes de águas profundas e algumas sementes, como linhaça.

Durma bem

Respeitar o horário de sono, assim como dormir a quantidade de horas necessárias para o seu descanso, é fundamental. Identifique a forma como seu ciclo biológico trabalha melhor e crie uma rotina, evitando a insônia e o sono fora de hora.

Ajude o próximo

Ajudar outras pessoas traz não só sensação de bem-estar, mas contribui para a redução dos níveis de estresse. A sensação de dever cumprido ao ajudar o próximo nos deixa mais leves e nos dá mais ânimo para enfrentar novas situações.

Divirta-se

Dar risada é o melhor remédio, sempre. Inclua em sua rotina momentos de lazer com a família e amigos e também momentos para cuidar de si mesmo. Aproveite estas folgas para recarregar as energias e evite pensar nos problemas do dia a dia.

 

Fonte: Gazeta do Povo

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