h1

Papanicolaou: um recurso importante para a prevenção ao câncer do colo de útero

10 de agosto de 2015

papanicaolaou

O exame citopatológico denominado Papanicolaou é realizado em mulheres entre os 25 e 64 anos para detectar alterações nas células do colo do útero, mas também é indicado para mulheres que já iniciaram a vida sexual, por terem maiores chances de contrair o vírus HPV, principal causador do câncer de colo do útero. O teste consiste na coleta de material do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha. Além do câncer, o Papanicolaou  também ajuda a diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, clamídia e cancroide.

De acordo com um estudo publicado na edição online do British Medical Journal (BMJ), a taxa de sobrevivência de mulheres com câncer de colo do útero detectado pelo exame chega a 92%, enquanto aquelas que são diagnosticadas apenas depois do aparecimento dos sintomas apresentam uma taxa de sobrevivência de 66%.

O preventivo deve ser feito anualmente, mas apresentando resultado normal em dois anos consecutivos, pode passar a ser feito a cada três anos. No entanto, em casos de alto risco para câncer o médico poderá recomendar exames mais frequentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: