h1

Linfedema é comum em pacientes com câncer de mama

1 de julho de 2015

cancer-de-mama-cuidados-seios1O linfedema é uma sequela que normalmente ocorre após o tratamento oncológico, e é mais comum em pacientes com câncer de mama. Caracteriza-se pelo acúmulo de líquido nos membros inferiores ou superiores, devido ao bloqueio do sistema linfático. A principal causa é o câncer de mama, sendo a linfadenectomia axilar o fator mais comum relacionado ao desenvolvimento do linfedema, pois promove a lesão dos linfáticos que drenam o membro superior homolateral e compromete a sua drenagem. Outros fatores são infecções, obesidade, complicações cirúrgicas, entre outros. O linfedema influencia na qualidade de vida do paciente e pode trazer efeitos psicológicos importantes.

A doença pode ser crônica, quando não há cura e surge logo após o tratamento do câncer ou anos depois. Pode ser aguda quando dura até seis meses. Pacientes com linfedema podem apresentar sintomas diversos, como inchaço, sensação de braços ou pernas pesados e pele seca. A principal modalidade de tratamento é a fisioterapia, mas outras formas também são possíveis.

É importante também manter a higiene para prevenir inflamações, já que o sistema linfático é responsável por conduzir a linfa pelo corpo e ajudar no combate de infecções. Para evitar o problema, o indicado é conversar com o médico sobre as possíveis formas de prevenção, assim que confirmado o diagnóstico do câncer de mama.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: