h1

Pesquisa mostra que metade dos brasileiros desconhece o câncer de mama metastático

30 de junho de 2015

Os dados foram coletados pelo Datafolha e fazem parte da campanha “Por Mais Tempo”, criada pela Femama e Instituto Oncoguia

Por mais tempo

O Instituto Datafolha divulgou recentemente uma pesquisa que mostra como as pessoas enxergam o câncer de mama metastático. Quase metade dos brasileiros (49%) desconhece a doença e a maioria afirma que o paciente terá uma má qualidade de vida. A pesquisa faz parte da campanha “Por Mais Tempo”, criada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópica de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e Instituto Oncoguia. O objetivo é ampliar a discussão sobre o tema e o acesso a novas terapias que não são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A pesquisa ainda mostra a disparidade do tratamento do sistema de saúde público e privado. Entre as mulheres de 40 e 69 anos e usuárias do SUS, 19% nunca fizeram mamografia. Já no universo das mulheres com plano de saúde, o percentual cai para 5%. No SUS, o acesso ao tratamento é demorado e as tecnologias são limitadas, o que dificulta no diagnóstico precoce da doença.

O câncer de mama é a doença mais comum entre as mulheres e são estimados 57 mil novos casos para este ano, segundo o INCA. Atualmente cerca de 50% das pacientes atendidas pelo sistema público de saúde no país descobrem o câncer em estágio avançado, quando não há cura. Entre os órgãos mais afetados estão pulmão, ossos, fígado e cérebro. O foco do tratamento é proporcionar maior qualidade e sobrevida para a paciente.

A campanha pretende mobilizar a sociedade a ajudar as mulheres com câncer de mama metastático a viver mais. Uma petição ao Ministério da Saúde solicita que seja inserido tratamentos mais adequados para as pacientes. A petição está disponível no link Por mais tempo

Femama

Fundada em 2006, a Femama é uma associação civil, sem fins lucrativos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Presente na maioria dos estados por meio de ONGs associadas, atua na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

Oncoguia

O Instituto Oncoguia tem como finalidade ajudar o paciente com câncer e a população em geral a viver melhor por meio de ações estratégicas de prevenção e promoção à saúde, bem-estar, qualidade de vida, bem como conscientizar a adoção de uma postura ativa e responsável em cidadania voltada para o autocuidado em saúde. A associação sem fins lucrativos atua como portal referência em informação no mundo do câncer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: