h1

Cirurgião do aparelho digestivo ministra palestra no Highlights Clinionco

14 de novembro de 2014

Antônio Nocchi Kalil fala nesta segunda-feira (17) sobre tumores hepatobiliares e de pâncreas

Antônio Nocchi Kalil

O tradicional Highlights, que acontece na próxima segunda-feira (17), às 19h30, no auditório da clínica (Rua Dona Laura, 204), terá a presença do médico cirurgião do aparelho digestivo da Clinionco e chefe do serviço de Cirurgia Oncológica da Santa Casa de Porto Alegre, Antônio Nocchi Kalil, para debater e apresentar novos estudos sobre tumores hepatobiliares e de pâncreas. Em 1997, o doutor em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou a primeira cirurgia laparoscópica no Brasil e introduziu novas técnicas para a abordagem de tumores hepáticos.

As neoplasias do fígado podem ser divididas em dois tipos: primárias e secundárias ou metastáticas, sendo mais frequente o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular, correspondendo a mais de 80% dos casos. Outros tipos de câncer primário de fígado são o colangiocarcinoma, o angiossarcoma e o hepatoblastoma, tumor raro que atinge recém-nascidos e crianças nos primeiros anos de vida. Já os tumores de pâncreas mais comuns são do tipo adenocarcinoma, correspondendo a 90% dos casos. Por ser difícil de identificar precocemente, o câncer de pâncreas apresenta altas taxas de mortalidade, por conta do diagnóstico tardio e de seu comportamento agressivo. No Brasil, é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes por essa doença. Ambos são mais incidentes entre os homens.

Sobre o Palestrante

Graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA- 1985), mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ciências Médicas / UFRGS – 1990), fellow do Centro Hepato-Biliar da Universidade de Paris, onde obteve o Diploma Universitário de Cirurgia Hepatobiliar e Transplante Hepático pela Faculdade de Medicina Paris-Sud / Université de Paris ( 1992/1993), doutor  em Medicina pela UFRGS (1995).

Professor associado da UFCSPA e chefe do Serviço de Cirurgia Oncológica da Santa Casa de Porto Alegre(ISCMPA). Atual vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, membro ativo e ex-presidente do Capítulo Brasileiro da International Hepato-Pancreato-Biliary Association (IHPBA). É membro do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica.

Inscrições pelos fones: (51) 4009-6029 ou (51) 9571-8500.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: