h1

Reunião médica discutirá o uso de medicamentos opióides

30 de outubro de 2014

JOAO-MARCOS-RIZZO-CRM-18903CliniOnco recebe anestesiologista para falar sobre dor oncológica na próxima segunda-feira (3)

Os fármacos analgésicos opióides, chamados também de analgésicos narcóticos ou de hipo-analgésicos, atuam no controle da dor. Na próxima segunda-feira (03), a CliniOnco recebe o médico anestesiologista João Marcos Rizzo para uma conversa sobre “O uso de opióides de liberação lenta para o controle da dor”. O encontro é aberto à classe médica e acontece no auditório da clínica (Dona Laura, 204), a partir das 19h30.

Conforme Rizzo, os analgésicos opióides são os mais importantes e eficientes no combate à dor dos pacientes. “Apesar da eficiência em dores agudas ou crônicas, eles são cercados de tabus e são subutilizados pela comunidade médica”, ressalta o especialista. Os medicamentos opióides agem mediante sua ligação com os receptores de opiáceos, que são altamente concentrados nas áreas do cérebro que controlam a dor e as emoções. Quando os opiáceos são ligados a esses receptores, podem aumentar os níveis de dopamina nas áreas de recompensa do cérebro, produzindo um estado de euforia, relaxamento e analgesia.

Para o anestesiologista, por muito tempo os profissionais da saúde combateram a dor oncológica, administrando somente morfina de liberação rápida de 4 em 4horas nos pacientes: “Convenhamos que não é nada cômodo para quem recebe a dose. O foco da palestra é estimular e orientar o uso de opióides de liberação lenta com formulações que podem ser usadas de 12 em 12 horas, de  72 em 72 horas e até de sete em sete dias”, esclarece o médico.

Os medicamentos derivados do ópio são controlados, cada paciente tem uma resposta diferente a esse tipo de fármaco, portanto, a dosagem pode ser diferente de acordo com a pessoa, seu histórico médico e perfil psicológico. “Vamos procurar ilustrar de forma prática como utilizar esses medicamentos de forma racional, quais as indicações, eventos adversos e segurança de uso”, finaliza Rizzo.

Mais informações sobre o evento nos telefones da CliniOnco: (51)4009-6029 ou pelo e-mail: marketing@clinionco.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: