h1

Verão: especialistas trazem orientações para pacientes em quimioterapia

12 de fevereiro de 2014

Temperaturas elevadas podem causar desidratação, tontura e mal estar

 4r351s1wuxw48brexgk9uy3x3No verão, devido às altas temperaturas os pacientes em quimioterapia devem redobrar os cuidados e adotar hábitos mais saudáveis, visando evitar possíveis efeitos colaterais do tratamento.

Com os termômetros elevados é natural que na estação mais quente do ano ocorra uma diminuição no apetite, porém, a Nutricionista da Clinionco, Cristiane Bueno, ressalta a importância da alimentação equilibrada para os pacientes que estão sendo submetidos ao tratamento de câncer.

A profissional afirma que quando bem nutrido, o corpo reage de maneira positiva às medicações, ganha mais energia para enfrentar as terapias e é capaz de driblar eventuais infecções que possam aparecer, além de minimizar a perda de peso e favorecer a recuperação do estado geral, fazendo com que o paciente tenha mais qualidade de vida.

É importante ingerir água e praticar exercícios físicos em ambientes climatizados, quando utilizadas esteiras, bicicletas ergométricas ou outras modalidades de exercícios orientados. Segundo a enfermeira Juliana Hack, é fundamental optar por exercícios que sejam agradáveis, e que se enquadrem nas condições e possibilidades de cada um.

Evitar sair de casa nos horários de maior radiação solar e utilizar sempre protetor.
Mesmo nas caminhadas habituais, é importante usar chapéu e usar roupas com tecidos leves, não sintéticos e preferencialmente de cores claras. Roupas apertadas e escuras podem dificultar a transpiração, elevando a temperatura interna, desencadeando processos de desequilíbrio no organismo.

Preste atenção em outras dicas das profissionais:

– Evite alimentos gordurosos e frituras, que são de difícil digestão: opte por assados ou grelhados;

– Dê preferência aos alimentos frios, gelados ou em temperatura ambiente e inclua frutas, legumes, sucos naturais e água de coco no cardápio;

– Evite fortes odores;

– Prefira realizar as refeições em locais arejados, evitando locais quentes e abafados;

– Evitar esforço físico ou atividades extenuantes nos horários e dias mais quentes;

– Beba muita água, mesmo que não tenha sede.

Respeite seus limites e preserve sua saúde!

Deixe um comentário