h1

Prevenção: Final de semana será de mobilização contra o câncer de pele no Gasômetro

4 de fevereiro de 2014

blog_maratona_poa_gasometro

Equipe da Clinionco estará na orla do Guaíba para alertar a comunidade sobre os perigos da exposição solar 

As pessoas que estarão em Porto Alegre neste final de semana e que apreciam um passeio pela orla do Guaíba poderão participar da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, iniciativa que a Clinionco promove neste domingo (09) na prainha da Usina do Gasômetro com a presença de dermatologistas e outros profissionais da saúde. Será das 9h às 13h, com distribuição de material informativo, avaliação de risco para a doença e orientações sobre prevenção.

O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior número de ocorrências para o câncer de pele em todo o país. Para o Melanoma, tipo mais agressivo, ocupa a segunda posição em volume de casos, apenas atrás de São Paulo. Já o não Melanoma é o tumor mais recorrente entre os gaúchos. Além da exposição prolongada ao sol, mais frequente no verão, a população gaúcha traz características na sua origem étnica que favorecem essa estatística, como pele clara e olhos claros, cabelos ruivos, presença das chamadas sardas, entre outras. Por isso, é importante estar atento aos efeitos da radiação solar.

Para a médica dermatologista da Clinionco, Louise Lovatto, em geral, as pessoas estão mais preocupadas com os dias ensolarados, quando o perigo da radiação solar é mais aparente, mas é preciso também estar atento aos dias nublados. “As nuvens somente reduzem a radiação ultravioleta que nos atinge, mas essa radiação residual é suficiente para causar queimaduras, manchas e envelhecimento cutâneo. Nas áreas litorâneas, principalmente durante o verão, as pessoas estão com a pele mais exposta e muito propensa a essas agressões, principalmente se não utilizarem o filtro solar adequado”, alerta. Para ela, as pessoas relaxam em momentos que deveriam permanecer protegidas. “É muito comum ouvirmos queixas de pessoas que foram caminhar na praia sem protetor em dias nublados e se queimaram”, completa.

Manter o cuidado com a proteção na cidade é fundamental. As pessoas que fazem caminhadas e corridas ao ar livre também devem estar atentas. O filtro solar é importante nesse momento e precisa ser utilizado com maior frequência, já que há transpiração excessiva e muito contato com o sol em esportes praticados em ambientes externos. “Devem aplicar no couro cabeludo, orelhas, pescoço e ombros, além dos locais mais usuais, como face, braços e pernas”, recomenda a dermatologista Thaís Graziottin.

Campanha de Prevenção ao câncer de pele (iniciativa Clinionco)

Onde: Prainha do Gasômetro, na orla do Guaíba (centro de Porto Alegre);

Quando: dia 09/02 (domingo), das 9h às 13h;

Informações: marketing@clinionco.com.br ou 4009-6029

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: