h1

Highlights: Semana Nacional de Combate ao Câncer terá edição especial sobre prevenção

20 de novembro de 2013
Dr.Rafael participou da última conferência do AICR

Dr.Rafael participou da última conferência do AICR

Na semana em que a classe médica estará mobilizando a sociedade pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Clinionco vai realizar uma edição especial do Highlights. O tradicional painel mensal da instituição terá o foco direcionado para a prevenção do câncer, doença em franco crescimento nos países em desenvolvimento e com estimativas desafiadoras para os próximos anos no mundo inteiro. O Coordenador do Centro de Prevenção do Câncer da Clinionco, Rafael Castilho Pinto, esteve presente no mais recente congresso pautado pelos principais fatores de risco para o surgimento de neoplasias malignas, a Conferência Anual de Pesquisa do American Institute for Cancer Research (AICR). Na ocasião do encontro científico, haverá ainda a apresentação e lançamento do Projeto Multidisciplinar para Promoção da Qualidade de Vida Pós-Tratamento pelo psicólogo Cristiano Pereira.

Quais serão os principais temas do Highlights da Prevenção?

* Processamento e preparo dos alimentos e sua influência no risco de câncer: como aproveitar melhor as substâncias benéficas de alguns alimentos, especialmente brócolis, tomate, alimentos com Beta caroteno (como cenoura), iogurtes e, principalmente, a relação do câncer de intestino com o consumo excessivo de carnes vermelhas.

Efeitos transgeracionais da dieta e obesidade: como a herança de características adquiridas pelos pais durante a vida afeta na regulação/ativação do DNA, as chamadas características epigenéticas. Como essas alterações somente influenciam na expressão dos genes, poderão ser modificadas pelas próximas gerações.

De que forma a obesidade e o sedentarismo contribuem para o risco de câncer: como os tumores de endométrio, esôfago, rim e intestino estão associados à obesidade.  Além disso, serão discutidos os estudos mais recentes que confirmam a relação entre esse importante fator de risco e o câncer de mama, além de uma possível relação com os tumores de próstata.

Sobre a Conferência do AICR

Reunindo cientistas, investigadores clínicos, epidemiologistas, nutricionistas e outros profissionais de saúde de todo o planeta, o encontro internacional ocorrido entre os dias 7 e 8 de novembro, nos Estados Unidos, teve foco na prevenção e tratamento do câncer com base em 3 premissas relacionadas aos fatores de risco mais recorrentes: nutrição, atividade física e controle de peso.

Para participar do Highlights da Prevenção, entre em contato pelos fones (51) 4009-6029 ou (51) 9571-8500 ou através do e-mail marketing@clinionco.com.br.

Quando: dia 25 de novembro (segunda-feira), às 19h30

Onde: Rua Dona Laura, 204 – Moinhos de Vento – Porto Alegre

Deixe um comentário