h1

Ação estimula a prevenção contra o câncer de pele

4 de fevereiro de 2013

Mais de 500 pessoas participaram da ação na orla do Guaíba, junto à Usina do Gasômetro

O domingo de sol forte e com temperatura amena em Porto Alegre atraiu o público que circulava nas imediações da Usina do Gasômetro para a ação educativa promovida pela Clinionco. Das 9h às 13h, uma equipe esteve presente à beira-rio para prestar orientações sobre prevenção e fatores de risco do tipo de câncer mais incidente entre a população gaúcha.  Foi aplicada uma pesquisa para avaliar os hábitos relacionados ao cuidado com a pele, freqüência de uso do filtro solar e periodicidade de consultas com um especialista.

Para a dermatologista da CliniOnco, Thaís Grazziotin, é fácil perceber quem está vulnerável ao câncer de pele em razão das tarefas rotineiras, apenas observando as características que a exposição ao sol causa nos motoristas, por exemplo. “Esse efeito pode ser verificado mais habitualmente em pessoas que dirigem com muita frequência, sendo o dano solar mais intenso no lado esquerdo da face, no braço e na mão esquerdas. Como o efeito da radiação é cumulativo, a exposição sucessiva através de vidros em ambientes comerciais, como escritórios, ou domésticos, pode trazer riscos no futuro”, completa Thaís.

As pessoas que fazem caminhadas e corridas ao ar livre, como as que utilizam a área do Gasômetro para a prática esportiva, devem estar atentas. O filtro solar é importante nesse momento e precisa ser utilizado com maior frequência, já que há transpiração excessiva e muito contato com o sol em esportes praticados em ambientes externos. “Devem aplicar no couro cabeludo, orelhas, pescoço e ombros, além dos locais mais usuais, como face, braços e pernas”, lembra Thaís.

Recomendações importantes:

– Evite o horário entre 10h e 16h durante o horário de verão, pois o índice de intensidade de radiação ultravioleta é maior;

– Se não puder evitar a exposição nesse horário, procure locais fechados ou com sombra ou proteja-se com chapéu e mangas compridas;

– O filtro solar deve ser reaplicado toda vez que ocorrer transpiração excessiva ou a cada duas horas;

– Mesmo em dias nublados, parte significativa da radiação atinge a superfície terrestre, por isso, as medidas de fotoproteção devem ser mantidas também ao longo do ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: