h1

Brasil aponta crescimento de quase 30 mil casos de câncer em dois anos

27 de novembro de 2012

No dia nacional de combate à doença, as estatísticas preocupam no país

De 2010 para cá, o Brasil apontou crescimento de 29.240 casos de câncer por ano, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). As regiões Sul e Sudeste são as que mais preocupam por apresentarem os maiores índices. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima para 2030 mais de 27 milhões de casos de câncer e em torno de 17 milhões de mortes em decorrência da doença no planeta, mais que o dobro de crescimento em relação a 2008, quando foram previstas 12 milhões de ocorrências e 7 milhões de óbitos.

Para o médico do Centro de Prevenção do Câncer da Clinionco, Rafael Castilho Pinto, existem dois motivos principais atribuídos ao aumento da incidência da doença no mundo. O primeiro fator é o crescimento da expectativa de vida da população, pois a escala de ocorrências cresce na proporção em que a idade aumenta”, ressalta o especialista. O outro aspecto importante está relacionado aos hábitos de vida da sociedade moderna, como a má alimentação, a falta de atividade física regular e a presença do tabagismo.

Os dados da OMS indicam que as populações dos países de baixa e média renda serão as mais atingidas. O perfil socioeconômico do país é propício para a alta dos casos diagnosticados. “Nos países em desenvolvimento, os hábitos alimentares são mais desregrados e favorecem o crescimento progressivo da obesidade que também constitui fator favorável à doença”, lembra.

Conforme Rafael Castilho, várias entidades de relevância mundial no combate ao câncer vêm alertando que já teríamos conhecimento e tecnologia suficientes para diminuir os casos de câncer quase pela metade. “O que falta é a adoção de medidas preventivas já conhecidas e comprovadas cientificamente em nível mundial para o acesso a essas tecnologias”, destaca.

A previsão anual do INCA para 2012 e 2013 é de 518.510 novos casos. Em 2010, a estimativa era de 489.270 novas ocorrências. O levantamento é divulgado a cada dois anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: