h1

Porto Alegre recebe o maior Congresso das Américas para o Câncer do Aparelho Digestivo

24 de agosto de 2012

Em setembro, a classe médica mundial estará com as atenções voltadas para a capital gaúcha. Entre os dias 6 e 8, acontece em Porto Alegre o maior evento das Américas sobre o câncer gástrico e suas variações: o I Congresso Pan-Americano de Câncer Gástrico.  Estarão reunidos no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael grandes nomes internacionais da medicina, em sua maioria gastroenterologistas e oncologistas clínicos, além de profissionais das mais diversas áreas ligadas à saúde. O evento promovido pela Associação Brasileira de Câncer Gástrico contará com a participação de médicos de 16 países e de três continentes. Além do II Sicad, Simpósio Internacional de Câncer do Aparelho Digestivo, que acontece em paralelo ao Congresso, ocorre o II Simpósio de Tratamento Integrado do Câncer, com foco na importância da abordagem multidisciplinar para o tratamento do paciente oncológico.

A projeção para novas ocorrências de tumores do aparelho digestivo na América Latina, as novas formas de diagnóstico, os cuidados paliativos e a discussão de casos clínicos vão estar entre os temas dos paineis e conferências propostos pelo evento que congrega as mais importantes instituições voltadas às especialidades que tratam os males do sistema digestivo em nível internacional.

“O Congresso Pan-Americano de Câncer Gástrico e o I Fórum Mundial de Câncer Gástrico, sem dúvida, será o evento mais importante já realizado nesta área do conhecimento”, observa o membro da Associação Brasileira de Câncer Gástrico, Antônio Carlos Weston.

Mestrado em gastroenterologia e Pós-Doutorado em cirurgia do transplante, Weston destaca o esforço de um grupo de profissionais que se dedica há mais de 10 anos ao estudo e tratamento do câncer gástrico, tipo que representa quase a metade dos tumores do aparelho digestivo, constituindo-se no terceiro mais comum no Brasil. “Será uma oportunidade ímpar para a comunidade científica brasileira no sentido de troca de conhecimento e de experiências no diagnóstico e tratamento desta importante doença”, lembra.

“O Simpósio de Tratamento Integrado do Câncer é uma proposta da equipe multidisciplinar da Clinionco e integrou-se ao SICAD por considerar que a complexidade dos eventos que envolvem a trajetória do paciente oncológico, do diagnóstico ao pós tratamento, exige uma abordagem transdisciplinar com enfoque na integralidade dos cuidados voltados a essas pessoas”, explica a diretora institucional e de marketing da Clinionco, Sandra Rodrigues, que abrirá o evento no dia 6 de setembro.

 

 

 

Principais temas do Congresso Pan-Americano:

    • Novos procedimentos terapêuticos;
    • Cirurgia laparoscópica;
    • Terapia alvo;
    • Procedimentos endoscópicos terapêuticos;
  • Tratamento Paliativo

Sobre o Sicad (Simpósio Internacional de Câncer do Aparelho Digestivo)

Nasceu com a ideia de debater os principais avanços no manejo dos tumores do aparelho digestivo, de forma multidisciplinar.

Em sua primeira edição, em 2011, foram mais de 400 inscritos que assistiram e participaram ativamente com vários convidados nacionais e internacionais. O sucesso do I Sicad estimulou a realização conjunta, em 2012, com o I Congresso Pan-Americano de Câncer Gástrico.

A programação científica permite a discussão do que há de mais novo no tratamento dos cânceres de esôfago, fígado, vias biliares, pâncreas e cólon.

Principais temas:

    • Metástases hepáticas;
    • Atualização em Hepatocarcinoma;
    • Câncer de Pâncreas: tratamento multidisciplinar;
  • Câncer de reto: atualização do tratamento cirúrgico.

 

Sobre o Simpósio de Tratamento Integrado do Câncer

É voltado aos profissionais envolvidos na atenção integral ao paciente oncológico.

A complexidade de eventos que envolvem a trajetória percorrida pelo paciente com câncer, do diagnóstico ao follow up, instiga na equipe a necessidade de transpor conhecimentos restritos a cada profissão e de ousar no processo transdisciplinar, através do qual se acredita na obtenção de respostas mais eficazes com vistas às questões relacionadas a todo o ciclo de assistência ao paciente.

A programação científica do Simpósio pretende contemplar as etapas percorridas pelo paciente.

Principais Temas:

  • Modulo I: Decisões Terapêuticas;
  • Modulo II: Tratamento oncológico;
  • Modulo III: Sobreviventes do Câncer;
  • Modulo IV: Prevenção e Qualidade de Vida.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: